top of page

7 Dicas diferentes do que fazer em Tamandaré

Normalmente quando a gente viaja, costuma cair nas graças das programações padronizadas de turismo local. Neste post nós trouxemos para você dicas que fogem do padrão, que fogem do óbvio, pra te oferecer uma experiência verdadeiramente diferente e inclusive sentir a atmosfera local de quem vive na cidade. Vem com a gente!



1. Conhecer o manguezal por dentro do rio Mamucabas.





Normalmente quem visita Tamandaré é fisgado pelos passeios da Praia dos Carneiros pelo rio Ariquindá. Mas você sabia que a cidade possui um outro rio tão belo quanto? Por ser menos habitado, ele se torna mais primitivo e você terá a oportunidade de ver de perto a fauna de Tamandaré, os caranguejos, aratus, ostras, garças…


Como esse não é um passeio padrão na rota de turismo, nossa sugestão é que contratar um profissional de passeios como o @brasilJuniorTur (whatsapp 81 8735-1178) e combinar essa rota alternativa. Ele pode parar em um banco de areia para você se refrescar nas águas do rio e curtir um solzinho.


Na foto acima, a fundadora da Casa da Moranga, patrimônio gastronômico de Tamandaré e da Praia dos Carneiros curte o manguezal do rio Mamucabas na década de 90.



2. Participar da missa na Beira Mar.




A igreja mais badalada da cidade é a de São Benedito, localizada na Praia dos Carneiros, mas você sabia que Tamandaré possui 3 igrejas na beira mar? Uma delas, a de São Pedro, realiza missas todos os dias às 7:30 e aos domingos às 6:30.

O Padre Arlindo é um espetáculo a parte. Famoso pelo seu jeito descontraído e seus jargões nordestinos, ele encanta moradores e turistas com suas mensagens. Clique aqui pra conhecer o Instagram do padre e depois volte pra cá pra continuar descobrindo mais dicas legais do que fazer em Tamandaré, reduto da linda Praia dos Carneiros.



3. Degustar a cocada de Marcos da Cocada.




Ele é um showman. Começou sua jornada de ambulante vendendo amendoim e hoje vende cocada e empada na beira-mar de Tamandaré. Basta sentar nos quiosques da praia central da cidade que provavelmente ele vai te abordar com muita simpatia e bom humor. A cocada é uma delícia, mas o bate-papo bem humorado com ele é a melhor parte da venda hahahahaha



4. Conhecer o mirante da cidade.




O mirante fica em um morro da comunidade do Oitizeiro. Não é um foco turístico por enquanto, portanto nem existe infraestrutura dedicada a turista, mas a vista, meu amigo e minha amiga, é incrível. Você consegue ver a cidade quase toda lá de cima, identificar os bairros, o comércio, os pontos turísticos e o mar lindão de Tamandaré, uma das praias mais belas do Nordeste.


Para chegar lá, você pode pedir para qualquer moto-táxi da cidade te levar, isso mesmo, mais uma aventura pra você: andar de moto-táxi. Recomendamos o contato de Biga (Gevson é seu nome verdadeiro) e vamos deixar o seu contato de Whatsapp aqui: 81 98768-3792. Se ele não estiver disponível no momento, certamente vai te indicar alguém legal pra te levar pra apreciar a vista do Mirante. As ruas para chegar até o mirante são todas pavimentadas, portanto o acesso é tranquilo.


Esse é um passeio pra curtir a vista em paz, sem gente por perto, com a brisa toda da cidade te fazendo um carinho. Uma delícia até pra quem quer bater um papo a sós com privacidade e principalmente paz.


5. Levar as crianças para brincar na praça da juventude




Essa dica é pra você viver a noite da cidade como um legítimo tamandareense. A praça fica bem no centro da cidade, ao lado do Banco do Brasil. Tem pista de skate, quadras de vôlei, futebol e futsal, pista de cooper, mobiliário urbano de academia e você ainda pode conferir de perto ensaios dos grupos de dança da cidade, capoeira e treino de jiu jitsu através das paredes de vidro dos boxes cobertos que existem na praça. Em épocas festivas, ainda aparecem parques itinerantes que se instalam nessa praça. Pra fechar a noite, você ainda pode tomar um açaí ou sorvete porque existem várias casas de açaí na avenida.



6. Tomar café da manhã vendo o nascer do sol




Essa dica só depende de você! Se curte acordar cedo, que tal acordar umas 5:00 da manhã e levar uma cesta de frutas, pães, frios e sucos pra começar o dia com as energias renovadas pelo espetáculo da natureza?


Você pode fazer essa programação em qualquer praia da cidade de Tamandaré e aproveitar pra tomar um mergulho enquanto a cidade está começando a acordar. Leve um lençol ou uma saída de banho para colocar na areia e fazer seu piquenique como nunca. A praia será só sua e você vai viver a paz da brisa, o encantamento do sol nascendo e tenho certeza que essa experiência vai ficar marcada pra sempre na sua memória.



7. Saborear as invenções da Casa da Moranga





Já que a gente tá falando de dicas diferentes, a proposta da Casa da Moranga você não encontra em outro lugar, só em Tamandaré. É a única casa especializada em morangas recheadas do Brasil. São 10 opções de sabores pra todos os gostos: camarão, peixe, bacalhau, marisco, carne de sol (com ou sem lactose), charque, calabresa com bacon, frango, bobó de palmito (vegana) e a dupla do mar que é a junção de filés de peixe e camarão ao mesmo tempo. É surreal!


Começou como delivery em setembro de 2021 e conquistou moradores e turistas, o que levou as fundadoras a começarem a receber clientes no seu terraço por meio de reserva.


Os pedidos podem ser feitos pelo whatsapp: 81 99773.2534 (ou clicando neste link) ou pelo site, onde vocês podem conferir o cardápio completo com a proposta de muito sabor e preço justo para seus clientes.


Para conferir as avaliações dos clientes da Casa da Moranga no Trip Advisor, clique aqui.


Para se encantar com os conteúdos do restaurante no Instagram, clique aqui.



Gostou das dicas? Nós somos apaixonadas por Tamandaré, então sempre que quiser dicas sobre a cidade ou sobre a gastronomia especializada da Casa da Moranga, dá uma passadinha aqui no nosso blog.


E quando bater aquela fominha, é só chamar a gente no whatsapp.


67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page